Não se aprende mais inglês como quando criança!

Quais são as minhas dificuldades para aprender inglês aos 30 anos?

Bom, a internet ta cheia de resultados de pesquisas que demonstram que e possível aprender uma nova lingua quando adulto e que so e necessário mais empenho e uma forma diferente de se aprender, por isso não vou ficar aqui falando sobre o mesmo assunto, mas gostaria de compartilhar com vocês as minhas dificuldades e o que tem funcionado comigo, ja que eu nunca tinha estudado inglês ate 3 anos atras.

Bom, perto de completar 30 anos e tentando aprender inglês de maneira fluente, tenho tido dificuldades e frustrações. Vou compartilhar as 5 mais importantes com vocês, mas com certeza ainda tenho muitas.

1 – Se comparar com outros estudantes

brag

Não se pode negar que a dificuldade existe, por isso não caia no erro de se comprar. Estudei em algumas escolas com pessoas bem mais novinhas, que pulavam de nível na velocidade de uma semana e falavam palavras que eu nunca tinha escutado na vida e isso fez com que eu me desanimasse um pouco, a final, estava eu aqui gastando uma grana, longe da minha família e acreditando que não estava aprendendo nada. Grande erro!

O fato de eu ter ficado fazendo essas comparações e ter deixado elas me afetarem, so me prejudicou. Aceitar minha limitações e correr atras do prejuízo, estudando com mais empenho, teria sido muito mais eficiente, a final, não adianta chorar em cima do leite derramado. Eu deveria ter estudado inglês quando nova? sim, mas não me interessei e so agora descobri o quanto e importante falar uma nova lingua, então so o que eu tenho a fazer e relaxar, me dar tempo e estudar muuuuito!

2 – A falta de uma boa memória

chip-cerebro-1920

 

Minha memoria ja nao e mais a mesma, repetidas vezes eu aprendo uma palavra nova, mas assim que a ouco ou a leio novamente eu ja não sei mais ou que significa. E isso acontece principalmente quando traduzo palavras. Mas não se desespere, aceite que isso vai acontecer muitas vezes ate que essa palavra consiga te marcar de alguma forma que voce não vai mais esquece-la.

Acontece bastante comigo quando eu tento falar com algum nativo mas não sei que palavra usar, dai eu começo a tentar de tudo, descrever, falar o antónimo, fazer mímica, ate que a pessoa entenda e me diga qual e a palavra, essa dificuldade por sempre ter sido engraçada e constrangedora acaba me fazendo lembrar dessa palavra, por isso acho tao importante esse convívio com nativos da lingua, no pais de origem da lingua, onde voce esta completamente fora da sua zona de conforto.

Uma outra forma que me ajuda muito e ler em inglês. Muitas vezes leio uma pagina de um livro com varias palavras que não conheço, mas eu não tento traduzi-las, continuo a leitura normalmente, mesmo que o entendimento daquele trecho tenho sido bem ruim. Por que eu faço isso? Pois por mais que um escritor tenha um vasto vocabulário e consiga diversificar a leitura com varias palavras diferentes, ele não e nenhuma maquina e certamente vai repetir as mesmas palavras por diversas vezes e em muitos casos elas vão estar em frases com contextos e junto de outras palavras diferentes e no fim das contas voce vai acabar entendo a descrição e como usar essa palavra que voce não conhecia, o que torna a assimilação muito mais eficiente.

Mas uma dica, procure leituras sobre assuntos que realmente te interessem e procure saber a ideia principal do livro, se for um livro que voce ja leu em português fica ainda mais fácil. E não se esqueça a repetição sera sempre sua amiga, por isso eu sempre leio um livro ou artigo ou o que for mais de 2x, no mínimo.

3 – Não conseguir pronunciar algumas palavras

vezes7-dom-de-linguas

Falar em outra lingua e bem complicado, a formação de algumas palavras em inglês, os sons que mais de uma consoante juntas fazem pode muito bem enrolar nossa lingua e o fato de ser comprovado cientificamente de que quanto mais velho se e mais difícil fica pronunciar sons diferentes não ajuda muito por isso eu tento sempre usar algumas técnicas.

Uma delas e falar sozinha. Isso mesmo! Eu falo sozinha. Eu tenho uma mania particular de conversar comigo mesma em silencio, eu faço isso sempre que estou sozinha, e um habito meu, que aqui nos EUA tenho feito muito, so que em inglês. Mas o engraçado e que na minha cabeça eu sei pronunciar todas as palavras, mas quando tento falar com alguém embola tudo, por isso resolvi praticar minhas conversas comigo mesma em alto e bom som.

Agora todas as vezes que estou sozinha falo comigo mesmo, em inglês, e em voz alta, assim vejo o nível que esta a pronuncia e as palavras que acho que pronuncio muito mal, eu repito ate melhorar.

Uma outra tecnica que uso e pegar uma palavra que acho difícil, digitar no google e ouvi-lo falando repetidas vezes, depois eu tento fala-la mais algumas vezes e então ouco o google de novo para ver se estou chegando perto. Essa técnica e muito mais eficiente quando voce pratica com alguém que saiba falar inglês fluente, mas sabemos que por mais gentis que as pessoas sejam e por mais que elas queira te ajudar, a não ser que ela estiver sendo paga para te ensinar inglês , ela não ficara repetindo inúmeras vezes, varias palavras, ate voce aprender.

Por isso meu conselho e: sempre tente aproveitar quando um fluente estiver disposto a corrigir sua pronuncia, mas continue praticando com o google, ele pode ser um ótimo aliado.

 

4 – Problemas para entender

Impression

Ate aqueles que ja chegaram ao ultimo nível de inglês no Brasil, quando se deparam com uma conversa entre nativos americanos acabam ficando perdidos, imagina euzinha que nunca estudei inglês e estou tentando aprender aos 30. Pedir para repetirem mais devagar tem sido meu mantra ha meses. O que tem me ajudo muito e o fato dos New Yorker serem bem pacientes e entenderem que estamos aprendendo.

Mas desde que cheguei meu listening tem melhorado muito e a pesar de ter que estar sempre de frente para a pessoa que esta falando e prestando muito atenção, tenho tido que pedir para repetirem cada vez menos. Obvio, que o fato de estar morando aqui e ouvir inglês todos os dias e uma técnica indiscutivelmente boa, mas outra coisa que me ajudou e muito foi assistir TV em inglês com legenda em inglês. Muita vezes nos conhecemos uma palavra escrita mas não conhecemos o som dela ou ate mesmo as variações com que ela pode ser dita. Isso mesmo! muitas vezes a mesma palavra pode parecer ligeiramente diferente de acordo com quem esta falando, a final eles também tem sotaques. Por isso minha dica e: assista seus programas ou series americanas favoritas com legenda em inglês, assim a assimilação da palavra com o seu som (ou sons) vai ser muito melhor.

se voce preferir e ou facilitar seu entendimento, assista primeiro com legenda em português, depois assista de novo (la vem a repetição a outra vez) com legenda em inglês, mesmo técnica da leitura, assim voce trabalha o listening e o vocabulário de uma so vez.

5 – Vergonha de falar errado

ingles-ruim

Esse e um dos meus maiores problemas e e algo em que eu preciso trabalhar. Falar vai ser sempre a melhor forma de aprender a falar, por isso se privar das oportunidades de falar com quem sabe e pode te corrigir e te ajudar e meio que burrice, ne?! E! Mas ainda tem sido uma dificuldade pra mim.

Quando eu falo com alguém importante pra mim, que eu gostaria que sentisse orgulho ou que me admirasse, me da um medo danado de falar alguma coisa errada, principalmente quando essa pessoa sabe falar inglês.

Ja com pessoas que estão aprendendo, como meus amigos da escola, ou com completos desconhecidos minha vergonha e menor por isso esse e o grupo no qual tenho tentando trabalhar minha vergonha. Sempre que tenho a oportunidade de ser a pessoa que vai fazer o pedido do bar ou da comida, eu me afasto um pouco daqueles que fazem me sentir envergonhada e peco, ou quando estamos eu e meus amigos de escola no bar, tento sempre dar uma opinião sobre todos os assuntos. Essas tem sido minhas técnicas não muito eficientes para esse tópico, pois acho que esse tipo de coisa e mais algo relacionado a sua personalidade e e algo que ainda tenho dificuldade, mas como ja identifiquei esse problema acredito que um passo ja foi dado. Agora o que preciso e achar uma técnica para controlar minha vergonha e relaxar um pouco mais. Afinal, estou aprendendo e errar faz parte.

 

Então, se voce esta no mesmo barco que eu vai ai umas dicas que podem te ajudar:

Relaxe! voce nao vai chegar la tao rápido, mas voce vai chegar, por isso não se cobre tanto assim.

Se esforce! se voce aceita que a limitação existe, voce precisa aprender a contorna-la e a correr atras do prejuízo.

Repita! Ja que a memória não ajuda a  repetição vai ser sempre sua amiga. Não desanime por ter que fazer a mesmas coisas varias vezes.

Saia da sua zona de conforto! Ficar se lamentando e esperando que uma tecnica milagrosa caia no seu colo pra que voce consiga aprender nao vai adiantar nada. Se obrigue! Se cobre! Se voce PRECISAR falar ingles ate para as minimas coisas, voce vai ter que aprender, nem que seja na marra.

Não tenha vergonha! quando se e adulto passar vergonha e sempre um trauma, mas pense que se voce não se expor e tentar nunca vai saber que precisa melhorar.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s